quinta-feira, 13 de agosto de 2015

Obesogênicos: Químicos que engordam

Diversos estudos identificaram aproximadamente 20 químicos não naturais presentes em alimentos e que engorda

Ao longo das duas últimas décadas, a incidência de obesidade associada a doenças da síndrome metabólica aumentou dramaticamente, tornando-se numa crise de saúde global. O aumento da ingestão calórica e diminuição da atividade física são as principais razões desse aumento dramático. No entanto as mais recentes descobertas permitem associar o envolvimento de obesogênicos ambientais, produtos químicos xenobióticos que podem perturbar o normal de desenvolvimento do controlo da gordura no organismo.

O que são Obesogênicos?

Em 2006 dois investigadores da Universidade da Califórnia desenvolveram estudos que associaram a contribuição de alguns químicos artificias na obesidade. Felix Grun e Bruce Blumberg baptizaram-nos de Obesogênicos. Estes compostos alteram o sistema metabólico das gorduras no organismo e causam o mau funcionamento do sistema hormonal como publicado pela Sociedade de Endocrinologia (pdf).

O problema é que alguns destes compostos aparecem com frequência em nossas casas, nos nossos alimentos e nas bebidas.

Ftalatos
Os ftalatos são um grupo de químicos adicionados aos plásticos para os tornarem macios e flexíveis e podemos encontrá-los nos objetos mais variados como:

  • Produtos cosméticos;
  • Chão em PVC;
  • Têxteis;
  • Produtos farmacêuticos;
  • Tintas;
  • Brinquedos;
  • Detergentes;
  • Perfumes;
  • Verniz de unhas;
  • Pesticidas;
  • Dispositivos médicos;
  • Sabonete Liquido.

Níveis consistentemente elevados de ftalatos no organismo provocam o aumento da gordura abdominal e fazem aumentar o peso.

Bisfenol A
Bisphenol A (BPA) é talvez o componente mais mediático e um dos mais nefastos. O BPA é um dos produtos químicos mais produzidos em todo o mundo. Este composto é muitas vezes utilizado em garrafas para o armazenamento de alimentos e bebidas, também é um componente de resinas epoxi que são utilizados para alinhar embalagens de alimentos e bebidas. Estudos têm mostrado que o BPA pode dissolver-se em contacto com os liquidos e comida, e como resultado ser ingerido frequentemente.

O BPA afecta o sistema endócrino e a sua exposição causa obesidade.

Ácido perfluorooctanóico

Ácido perfluorooctanóico (PFOA) é utilizado em utensílios de cozinha anti-aderentes feitos em Teflon como por exemplo as frigideiras.

Existem fortes evidências após algumas investigações que a exposição a níveis elevados de PFOA causa problemas na tiróide, doenças crónicas nos rins e tem efeitos cancerígenos.

Que fazer para evitar estes químicos
Evite garrafa de plastico com quimico que engorda

Embora muitos organismos estatais defendam que a exposição aos químicos atrás referida é segura evite a sua ingestão e exposição. É um facto que muitos dos efeitos dos obesogênicos necessitam de mais estudos científicos para estarem completamente provados. No entanto a falta de financiamento para estas investigações não permitirá a curto prazo banir estes químicos prejudiciais do nosso ambiente. Sendo assim siga as seguintes recomendações:



Não beba água ou outros líquidos a partir de garrafas de plástico;


Utilize chávenas ou copos de vidro ou porcelana para as bebidas quentes como café, chá ou cacau;


Evite refeições pré-feitas congeladas embaladas em plásticos;


Opte por vegetais e frutas de origem sustentável e orgânica em vez das produzidas intensivamente com recurso a pesticidas;


Substitua as frigideiras e panelas anti-aderentes pela nova tecnologia revestida a cerâmica;


Não utilize recipientes plásticos para aquecer a comida no microondas;


Não guarde comida no congelador utilizando sacos de plástico comuns;


Utilize cosméticos de origem natural sem parabenos e ftlalatos.

 


http://www.saudenatural.info/obesogenicos-quimicos-que-engordam/

Nenhum comentário:

Postar um comentário