Orgânicos

Aprenda a fazer uma horta orgânica dentro de casa

horta-capa.jpg
Horta orgânica: comida saborosa, saudável e sustentável.

Cultivar uma horta orgânica, independente do tamanho e da variedade de alimentos plantados, é sempre bom. Bom para a saúde e o bem-estar da família, que irá ingerir alimentos mais saudáveis e livres e agrotóxicos, e também para o meio ambiente, que deixará de receber produtos químicos e ter seus recursos naturais, como solo e água, explorados de forma insustentável. Fazer uma horta em casa aumenta o seu contato com a natureza e economiza nas feiras e supermercados.

É preciso ficar atento e tomar alguns cuidados na hora de montar a sua horta. Elas podem ser feitas em todos os tipos de casa e apartamentos, só precisam ser adaptadas ao espaço e aos recursos disponíveis.

Preparativos

horta-capa-2.jpg
Confira o clima, o solo, o local de plantio e as espécies antes de começar sua horta/Foto: Almargem

Antes de iniciar sua horta, fique atento aos seguintes fatores:

Clima – ele é determinante na adaptação de certas culturas e deve ser levado em consideração na seleção de variedades. As diferenças entre estações, quanto à temperatura e volume de chuva devem ser verificados, servindo como base para um calendário de épocas de plantio.

Solo - muita atenção ao tipo e cuidado do solo. O solo é considerado um organismo vivo, que interage com a vegetação em todas as fases de seu ciclo de vida. Devem ser analisados em seus aspectos físico (textura e estrutura), químico (nutrientes) e biológico (organismos vivos existentes no solo).

Local – o lugar da instalação da horta tem de ser de fácil acesso, maior insolação possível, água disponível em quantidade e próxima ao local. Não devem ser usados terrenos encharcados. Os canteiros devem ser feitos na direção norte-sul, ou voltados para o norte para aproveitar melhor o sol. No local da horta não é aconselhavel a entrada de galinhas, cachorros ou coelhos.

Espécies – escolha com cuidado o tipo de vegetal que você irá plantar. Cada espécie precisa de um tipo de tratamento e possui um ciclo de crescimento próprio. Informe-se na hora de comprar as mudas e sementes e verifique se aquele tipo irá se adequar à sua horta.

Dentro de casa

horta-apartamento.jpg
Dentro de casa, prefira os vasos e as espécies menores, como temperos/Foto: Drang

Para montar uma horta em espaços pequenos, como apartamentos, prefira os vasos. Eles podem ser de qualquer tamanho, apenas assegure-se de só plantar espécies que irão se adaptar ali.

Passo a passo:

1. Escolha um vaso com furos;

2. Encha um terço do vaso com brita ou pó de brita, para a drenagem;

3. Coloque uma mistura de duas partes de terra, uma parte de composto orgânico e uma parte de húmus até a borda do vaso;

4. Espalhe um pouco de areia;

5. Plante as mudas;

Em espaços médios

horta-canteiro.jpg
Use sempre adubos orgânicos, como os compostos/Foto: terracotabolsas

Se você dispõe de um espaço um pouco maior, pode plantar as espécies diretamente na terra, em um canteiro. Você pode cultivar os mesmo alimentos indicados para os vasos, além de outros, que precisam de mais espaço.

Passo a passo:

1. Revolver o solo com enxada ou pá, deixando a terra bem solta e fofa;

2. Misturar o composto orgânico;

3. Deixar o canteiro 20 centímetros acima do nível do terreno;

4. A largura do canteiro deve ser de no máximo 1,20 m;

5. Marcar os espaçamentos (exemplo: os pés de alface devem ficar a dois palmos um do outro);

6. Posicionar as mudas de maneira intercalada, em forma de triângulo, para evitar a erosão;

7. Misturar as sementes com areia e espalhar com a mão sobre o canteiro de maneira mais uniforme possível;

8. Regar pelo menos uma vez ao dia. Em regiões quentes, duas vezes ao dia até as mudas emergirem. Regar nas horas frescas, de preferência pela manhã.

Em espaços grandes

horta-quintal.jpg
Hortas grandes exigem mais cuidados, mas a recompensa pode ser grande/Foto: blog visão

Se você possui uma área maior, como um terreno ou um amplo quintal, pode fazer uma horta mais estruturada e com maior variedade de alimentos. Essas dão mais trabalho, mas certamente você será compensado.

Passo a passo:

1. Monte a sua horta orgânica em uma área sem muito movimento. Se você tiver animais, coloque uma cerca de bambu, madeira ou outro material para que eles não entrem.  Escolha um lugar que receba muito sol. Se você mora em uma região seca, é preciso ter uma fonte de água próxima.

2. Limpe a área que será plantada. Você precisa tirar as ervas, o capim, as plantas velhas e as pedras. Aproveite esses resíduos naturais para produzir seu próprio adubo natural.

3. Are a terra quando tiver limpado o terreno. Use enxada ou arado para remover bem. A terra deve estar úmida para ser arada.

4. Coloque o composto orgânico na terra para que ela seja mais fértil e as frutas, verduras e legumes cresçam facilmente. Espalhe uma camada de 4 cm de adubo e misture bem com a terra da superfície.

5. Para plantar, faça um desenho da sua horta. Informe-se sobre como cresce cada fruta, verdura e legume que você pretende plantar, como eles devem ser agrupados e qual é a distância necessária entre eles para um bom crescimento.

6. Faça sulcos a cada 30 cm, que atravessem a horta inteira. Isso organizará suas frutas e verduras e permitirá que você se desloque sem problemas pela plantação. Coloque tijolos, pedras ou madeiras dentro desses sulcos para poder andar sem pisar nas plantas.

7. Siga as instruções das embalagens das sementes. Informe-se sobre o crescimento e agrupe-as de acordo com as informações que você obteve ou as indicações de um especialista.

8. Proteja a sua horta contra pragas e insetos. Remova as ervas-daninhas que crescerem entre as plantas, já que elas absorvem a água que a sua horta precisa para crescer.

Dicas:

  • Se o seu terreno é muito argiloso, acrescente areia junto com o adubo, para ele ficar mais permeável à água.

  • A irrigação é fundamental para um bom crescimento. O sistema por gotejamento é o ideal.

  • Você pode colocar palha nos sulcos para evitar o crescimento de ervas-daninhas.

  • Os tempos de crescimento de cada verdura, cada fruta e cada legume são diferentes, assim como as estações do ano em que cada um deve ser plantado. Informe-se bem a respeito e confira a tabela abaixo para saber quando plantar cada muda.

 

 http://www.ecodesenvolvimento.org/voceecod/aprenda-a-fazer-uma-horta-organica-dentro-de-casa

_____________________________________________________

 

Cultivo de melão utilizando compostos orgânicos

melão

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Com o objetivo de avaliar o cultivo de meloeiros de compostos orgânicos, foi realizado um estudo sobre suas formulações. Nesse estudo foi avaliada tanto a produtividade comercial como também a total sobre o cultivo dos meloeiros, sem que houvessem grandes efeitos significativos dos compostos orgânicos nas características do melão.

Realizou-se em Petrolina, PE, um estudo com objetivo de avaliar efeito no cultivo de meloeiro de compostos orgânicos, cujas formulações constituíram combinações de capim elefante; bagaço de coco; esterco caprino; torta de mamona; sulfato de potássio e termofosfato.

Avaliaram-se as produtividades total e comercial, características químicas. Não houve efeito significativo dos compostos orgânicos nas características químicas dos frutos do melão.




http://ciorganicos.com.br/biblioteca/cultivo-de-melao-utilizando-compostos-organicos/

______________________________________________________________________________







Alimentos Orgânicos



 O que é, frutas, legumes e verduras orgânicas, carne orgânica, ovos, vantagens e desvantagem

 

Alimentos orgânicos: mais saudáveis e respeito ao meio ambiente

 O que são 

 Os alimentos orgânicos são aqueles que utilizam, em todos seus processos de produção, técnicas que respeitam o meio ambiente e visam a qualidade do alimento. Desta forma, não são usados agrotóxicos nem qualquer outro tipo de produto que possa vir a causar algum dano a saúde dos consumidores.

 Agricultura orgânica: frutas, legumes e verduras

 Na agricultura, por exemplo, utiliza-se apenas sistemas naturais para combater pragas e fertilizar o solo. Embora apresentem praticamente as mesmas propriedades nutricionais dos alimentos inorgânicos, os orgânicos apresentam a vantagem de seres mais saudáveis, pois não possuem agrotóxicos. Também são mais saborosos.

 Carne Orgânica e ovos orgânicos

 No tocante à produção carnes e ovos, os animais são criados sem a aplicação de antibóticos, hormônios e anabolizantes. Pesquisas demonstram que estes produtos podem provocar doenças nos seres humanos, quando consumidos por muito tempo. Logo, as carnes e ovos orgânicos são muito mais saudáveis.

 

 Benefícios e Vantagens:

 - Os alimentos são mais saudáveis, pois são livres de agrotóxicos, hormônios e outros produtos químicos;

 - São mais saborosos;

 - Sua produção respeita o meio ambiente, evitando a contaminação de solo, água e vegetação;

- A produção usa sistemas de responsabilidade social, principalmente na valorização da mão-de-obra.

 Desvantagem: 

 A única desvantagem é que são mais caros do que os convencionais, pois são produzidos em menor escala e os custos de produção também são maiores.

 


http://www.suapesquisa.com/ecologiasaude/alimentos_organicos.htm

 

______________________________________________________________________

Benefícios dos alimentos orgânicos

 Você conhece os benefícios dos alimentos orgânicos para a saúde? O blog recorreu à nutricionista Ana Carolina Bragança, da Clínica Nutrissoma, para explicar o diferencial desses alimentos.


Vem conferir:
O que são alimentos orgânicos?
No seu cultivo não são usados agrotóxicos, nem qualquer outro tipo de produto que possa vir a causar algum dano à saúde dos consumidores, como fertilizantes químicos, aditivos sintéticos, drogas veterinárias (hormônios de crescimento), sementes transgênicas, etc.
Como eles são cultivados?
Utiliza-se apenas sistemas naturais de adubação para combater pragas e fertilizar o solo.
1371593_10151683886667361_1209383917_n (1)
10 benefícios dos alimentos orgânicos
1 - Tem maior teor de nutrientes.
2 - Possui maior teor de fotoquímicos (substâncias antioxidantes).
3 - Tem mais sabor, pois provêm de um solo equilibrado, sem agentes químicos que prejudicam o alimento.
4 – Auxilia na prevenção de doenças - Há muitos estudos que relacionam o consumo excessivo de agrotóxicos e outras dessas substâncias com doenças (alguns tipos de câncer, Parkinson, dermatoses, alergias, esterilidade em adultos, doenças neurológicas e respiratórias).
5- Incentiva produtores menores - Adquirindo produtos orgânicos, contribuímos para a redução da migração de famílias para as cidades e evitamos o êxodo rural. Além disso, ajudamos também a frear o envenenamento por agrotóxicos, situação que vitima cerca de um milhão de agricultores no mundo inteiro.
6 - Preservação dos nossos solos - Uma das principais preocupações da agricultura orgânica é com o solo. O mundo presencia uma grande perda de solo fértil pela erosão, devido ao uso inadequado de práticas agrícolas convencionais. Com a agricultura orgânica é possível reverter essa situação.
7 – Biodiversidade - A agricultura orgânica preserva sementes por muitos anos e impede o desaparecimento de numerosas espécies, incentivando as culturas mistas e fortalecendo o ecossistema. Assim, a fauna permanece em equilíbrio e todos os seres permanecem em harmonia, graças à não utilização de agrotóxicos.
8 - Preservação das águas - Os agrotóxicos utilizados nas plantações atravessam o solo, alcançam os lençóis d´água e poluem rios e lagos. Para evitar essas ameaças, a agricultura somente utiliza água limpa e sem poluentes na irrigação.
564047_10151686096467361_2100145558_n
Qual é a diferença entre consumir alimentos orgânicos e não orgânicos?
os alimentos orgânicos têm a quantidade de minerais e vitaminas esperada para cada espécie. Os alimentos convencionais é que perdem sua qualidade ao serem cultivados da forma tradicional.
Quais os riscos dos agrotóxicos?
Alguns estudos associam o consumo excessivo de agrotóxicos com diversos tipos de doenças (alguns tipos de câncer, Parkinson, dermatoses, alergias, esterilidade, doenças neurológicas, respiratórias, etc).
Quais alimentos podemos encontrar na versão orgânica?
Desde cereais, carne, frango, toda linha de laticínios e até papinhas para bebês. Vale lembrar que todo produto orgânico deve ter um selo de certificação que comprova a procedência dos produtos e sua qualidade.
Por que os orgânicos são tão caros?
Porque são produzidos em menor quantidade do que os alimentos convencionais. Também possuem tempo de colheita mais demorado do que os plantados com produtos químicos, responsáveis por agilizar o seu crescimento e a combater as pragas.
1369165_10151683886647361_250655626_n
Para quem não pode comprar todos os alimentos orgânicos, quais versões você recomenda?
Por mais que os alimentos industrializados utilizem ingredientes orgânicos na sua fabricação, serão sempre alimentos industrializados, não sendo tão benéficos ao organismo como frutas e verduras orgânicas.
Portanto, para quem não pode comprar todos os alimentos orgânicos, a sugestão é investir mais na compra das frutas e vegetais orgânicos.
Os alimentos orgânicos contribuem para a perda de peso?
O consumo de frutas e verduras está associado à perda de peso e são ótimos aliados á dieta de emagrecimento. Porém, o fato do alimento ser orgânico não vai mudar ou acelerar a perda de peso, apenas estará contribuindo ainda mais com a saúde do consumidor.
Para quem não quer/pode gastar com alimentos orgânicos, qual é a alternativa para consumir alimentos com qualidade?
Quem tiver espaço em casa, pode fazer sua própria horta, assim estará produzindo seu próprio alimento orgânico por um preço menor. Pode também procurar uma feira orgânica de bairro, normalmente são mais baratas do que nos supermercados.

 

  http://wp.clicrbs.com.br/barradecereal/2013/10/28/descubra-os-10-beneficios-dos-alimentos-organicos/

_____________________________________________________________________________-

 

Os 10 Benefícios do óleo de Coco virgem para Saúde

 

O óleo de coco se tornou muito popular nos círculos de saúde alternativa, apesar do fato de que por muitos anos foi considerado uma gordura “ruim”, devido ao seu alto teor de gordura saturada. No entanto, verifica-se que a gordura saturada do óleo de coco, particularmente óleo de coco virgem, não é a mesma gordura saturada que existem em outros tipos de óleos.
Ele contém os ácidos gordos de cadeia média que são muito mais fáceis para o corpo do que os ácidos gordos de cadeia longa, encontrada em muitos outros óleos de cozinha. Ele também contém vários compostos que são bons para sua saúde, incluindo o ácido caprílico, ácido cáprico e ácido láurico. Muitas marcas processaram o óleo por suas altas temperaturas, que remove alguns dos benefícios que estão disponíveis.

óleo-de-coco

Todos os primeiros estudos que encontraram efeitos negativos do óleo de coco sobre os níveis de colesterol, foram feitos com óleo de coco parcialmente hidrogenado, enquanto que o óleo de coco virgem não processado, parece ter efeitos positivos para a saúde. Aqui estão os 10 benefícios do óleo de coco virgem para saúde.
Suporte ao Sistema Imune: Consumir óleo de coco pode ajudar a combater a doença, graças ao seu antiviral, antifúngica e propriedades antibacterianas. Se você está lutando contra qualquer tipo de vírus ou infecção, tente tomar o óleo de coco virgem.

Saúde Cardiovascular: Embora o óleo de coco é uma gordura saturada, vários estudos descobriram que a ingestão de óleo de coco virgem não tem efeitos adversos sobre o coração. Pelo contrário, parece reduzir o risco de níveis elevados de colesterol e de ataque cardíaco. Estudos anteriores feitos sobre o óleo de coco relatou que quem causou o colesterol elevado, foram feitas utilizando o óleo de coco parcialmente hidrogenado e não o óleo de coco virgem e os estudos foram feitos em animais, não seres humanos.
Os pesquisadores descobriram que os polinésios nas Ilhas de cozinheiros, cuja dieta é extremamente rica em óleo de coco tem baixos níveis de colesterol e uma baixa incidência de ataque cardíaco em comparação com as pessoas no resto da Nova Zelândia que não consomem óleo de coco. No Sri Lanka, um estudo constatou que a incidência de ataque cardíaco aumentou porque o consumo de óleo de coco tem sido muito baixo.


Suporte da tireoide: Muitas pessoas acreditam que o consumo de óleo de coco extra virgem pode ajudar com os sintomas de hipotireoidismo. Enquanto evidência científica está em conflito neste sentido, muitas pessoas com hipotireoidismo melhoraram com sucesso, e muitas reverteram a hipotireoidismo por conta de ter parado de tomar a medicação da tireóide. Lembre-se que ele pode não funcionar para todos e é importante consultar com seu médico antes de parar qualquer medicação.
Perda de peso: Um estudo descobriu que as mulheres que tomaram o óleo de coco virgem a cada dia tiveram uma redução significativa na gordura abdominal. Mesmo que o óleo de coco é um tipo de gordura, pode realmente ajudar você a perder peso. Porque ele contém ácidos graxos de cadeia média, em vez de ácidos graxos de cadeia longa, como alguns outros óleos comumente usados, o corpo utiliza o óleo de coco para a energia e não armazena gordura. Desta forma, ele ajuda a aumentar o metabolismo.

Contra infeções na pele: Quando aplicado nas feridas e chagas, óleo de coco virgem pode evitar novas infecções por estafilococos. Um estudo descobriu que o óleo de coco virgem foi benéfico no tratamento de dermatites atópica.

Cicatrização de feridas: Um estudo em ratos descobriram que as feridas tratadas com óleo de coco virgem, curavam mais rapidamente e apresentavam maior reticulação de colágeno do que no grupo de controle.

Prevenção de estrias: Na Ásia, o óleo de coco é comumente usado para prevenir as estrias durante a gravidez. Já tem estrias? As mulheres também descobriram que a aplicação de óleo de coco podem reduzi significativamente a quantidade de estrias depois de terem se formado.

Benefícios para pele: hidratação da pele é fundamental para mantê-la jovem e saudável, e o óleo de coco pode ser usado no lugar de loção hidratante para uma pele saudável. Quando o óleo de coco é usado, ele também ajuda a combater as bactérias e outros problemas de pele, incluindo erupções cutâneas, dermatite, acne, rugas, eczema e psoríase. Se você tiver uma área da pele que está irritado, esfregue o óleo de coco na pele para aliviar a inflamação e reduzir os sintomas.

Cabelo Saudável: óleo de coco também pode ser utilizado para melhorar a saúde de seu couro cabeludo e cabelo. Uma maneira que ajuda é através do reforço das costas e reduzindo a perda de proteína durante a lavagem. Tente aplicar um pouco de óleo de coco em seu cabelo para escovar os emaranhados ou massageie com um pouco de óleo de coco no couro cabeludo.

Sistema digestivo: O óleo de coco foi benéficos para muitas pessoas com problemas digestivos, como a síndrome do intestino irritável, prisão de ventre e indigestão. O óleo de coco combate bactérias prejudiciais no sistema digestivo e também auxilia a absorção de nutrientes no corpo.


http://www.saudedica.com.br/os-10-beneficios-do-oleo-de-coco-virgem-para-saude/

Nenhum comentário:

Postar um comentário