quinta-feira, 31 de março de 2016

Alimentos ricos em triptofano aliados a felicidade

A especialista em nutrição funcional, Gismari Bertoncello, elencou 7 alimentos ricos em triptofano, o aminoácido mais importante na produção de neurotransmissores responsáveis pela sensação de bem-estar.

“No organismo feminino o nível de serotonina diminui no final da tarde, por isso a vontade de pães e doces aumenta. O cérebro sabe que os carboidratos são a base da formação da serotonina. Porém , é importante buscar alimentos ricos em co-fatores e triptofano, para que a sensação de bem-estar seja duradoura. Em dietas carentes dos alimentos listados abaixo, é comum a pessoa procurar ainda mais por doces para compensar essa necessidade”.


Grão de bico

alimentos-triptofano-felicidade-137302332.jpg

“Rico no aminoácido triptofano e indutor da liberação de serotonina pelo cérebro". Indicação: 1 a 3 colheres de sopa ao dia. Ele pode ser cozido,  feito em saladas, sopas e refogados com legumes, além de um excelente substituto do feijão.


Banana

 alimentos-triptofano-felicidade-452415627.jpg

“Rica em triptofano e vitamina B6 que age como estímulo para a serotonina. É uma fonte de carboidrato que é base para a formação da serotonina". Indicação: 1 a 2 unidades ao dia 


Aveia 

 alimentos-triptofano-felicidade-119131170.jpg

“Fonte de carboidrato “bom”, o cereal é rico em beta glucanas - fibras solúveis que ajudam no equilíbrio intestinal já que humor e intestinos possuem forte relação. Também é rica em triptofano". Indicação: 2 colheres de sopa ao dia, em sucos, sobre frutas ou em preparações como pães, sopas e bolos. 


Folhas verdes escuras

 alimentos-triptofano-felicidade-AA051084.jpg

“Ricos em ácido fólico, também estimula a produção de serotonina. Espinafre, alface escura, rúcula, agrião, couve e brócolis". Indicação: pelo menos uma vez ao dia, em um prato de sobremesa. 


Arroz integral

 alimentos-triptofano-felicidade-152139665.jpg

“Rico em zinco, complexo B e vitaminas que estimulam a serotonina junto com o triptofano. Também é fonte de carboidratos complexos que mantém o humor estável por mais tempo". Indicação: 3 colheres de sopa ao dia. 


Alimentos cítricos

 alimentos-triptofano-felicidade-157336489.jpg

“A vitamina C das frutas cítricas, e outras como goiaba e caqui, combate os efeitos nocivos do estresse em nossas células. Ajuda na proteção dos neurônios que sofrem dos efeitos negativos do estresse no longo prazo.” Indicação: O consumo mínimo indicado é de 3 frutas ao dia, sendo que ao menos 1 deve ser cítrica ou 1 copo de suco de fruta natural.



Sementes

alimentos-triptofano-felicidade-158554064.jpg

“Ricas em minerais como zinco, magnésio e selênio que agem como antioxidantes e percussores da síntese da serotonina. São ricas em fibras e auxiliam o trânsito intestinal. Exemplo: chia, girassol e abóbora”. Indicação: Incluir 1 colher de sopa ao dia de alguma das sementes.

 



 http://www.bolsademulher.com/medicina-alternativa/1815/alimentos-ricos-em-triptofano-sao-o-segredo-da-felicidade

 ____________________________________________________________________________________

Fontes de triptofano

Os alimentos fontes de triptofano são: peixes, peru, ovo, nozes, castanhas (

castanha do Pará,amêndoas,amendoim,castanha de caju e outras)

leguminosas (feijão azuki, lentilha, soja), semente de abóbora, levedo de cerveja, 

linhaça, aveia, arroz integral, chocolate amargo e queijo tofu. 

 

Seguem-se alguns exemplos e as quantidades de alimentos ricos em triptofano:

AlimentosQuantidade de triptofano em 100 gEnergia em 100 g
Queijo7 mg300 calorias
Amendoim5,5 mg577 calorias
Castanha de cajú4,9 mg556 calorias
Carne de frango4,9 mg107 calorias
Ovo3,8 mg151 calorias
Ervilha3,7 mg100 calorias
Pescada3,6 mg97 calorias
Amêndoa3,5 mg640 calorias
Abacate1,1 mg162 calorias
Couve-flor0,9 mg30 calorias
Batata0,6 mg79 calorias
Banana0,3 mg122 calorias

Além do triptofano, existem outros alimentos que contêm vitaminas e minerais importantes para o bom funcionamento do corpo e do humor, como o cálcio, o magnésio e as vitaminas do complexo B. Veja um exemplo de dieta para o bom humor.





http://www.tuasaude.com/alimentos-ricos-em-triptofano/

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário