Alimentos: castanha-do-pará,aveia,alcachofra,limão,alho e outro

 

Benefícios da castanha-do-pará

Incluir a castanha-do-pará em sua alimentação diária pode fazer toda a diferença, ajudando a emagrecer e evitando doenças graves, como o câncer. Mas para conseguir todos esses benefícios, é preciso, antes de tudo, comprar a fruta da maneira certa e, depois, consumi-la na medida exata.

Isso porque, como todas as frutas oleaginosas, ela é riquíssima em gorduras boas, que fazem muito bem ao organismo, mas podem se tornar vilãs se expostas à luz e ao calor. Além disso, possui muitas calorias, podendo causar efeito contrário ao emagrecimento esperado e acabar engordando em caso de excessos.

Créditos: Shutterstock Assim como outras oleaginosas, a castanha-do-pará é rica em gorduras boas para a saúde (Créditos: Shutterstock)

A frutinha apresenta uma alta concentração de gordura, mas que não é maléfica. “São gorduras boas, monoinsaturadas (mesma do azeite) e poli-insaturadas. Por conta disso, ela tem propriedade antioxidante”, explica a nutricionista Flavia Cyfer. De acordo com a profissional, isso significa que há um combate às inflamações do organismo e as células funcionam muito melhor, sem acumular gordura. O resultado: a castanha-do-pará emagrece, o corpo se mantém em forma e a circulação sanguínea acontece de maneira muito mais saudável, evitando as doenças cardiovasculares.

Ela também é indicada para vegetarianos, já que é fonte de proteínas. A quantidade de cálcio e magnésio presente também garante a síntese de massa óssea perfeita e faz muito bem aos ossos. E, como se não bastasse, ainda auxilia no bom funcionamento da tireoide e do cérebro.

Mais do que tudo isso, a castanha-do-pará evita o câncer por ser fonte de selênio, mineral que produz o antioxidante glutationa peroxidasse, importantíssimo para combater radicais livres e eliminar toxinas do organismo. “Estudos apontam que há uma relação entre quantidade de selênio na dieta e o risco de câncer. Quanto menos selênio, o risco de câncer aumenta”.

Como comprar e consumir

E se há tantas restrições, como comprar castanha-do-pará do jeito certo? Segundo a nutricionista, “exposta à luz e ao calor, a castanha se oxida, perdendo suas propriedades benéficas”. Na hora de escolher a fruta, opte pelas que estiverem conservadas no escuro e longe das altas temperaturas. “Aquelas vendidas em potes plásticos no mercado, por exemplo, já estão oxidadas, é pura caloria, sem nada de bom”, alerta Flávia.

Créditos: Shutterstock Para garantir os benefícios, a castanha-do-pará não pode ficar exposta à luz ou ao ar (Créditos: Shutterstock)

O ideal seria comprar as castanhas ainda na casca, mas é muito difícil encontra-las para vender dessa maneira. Então, para consumir com todas as benfeitorias, procure por alguma marca que venda a castanha a vácuo ou mesmo dentro de latas escuras, com uma embalagem que não permita a entrada de luz ou de oxigênio. “E depois de abertas, devem ser conservadas na geladeira, no escuro e no frio”.

E como consumir castanha-do-pará? A indicação, em geral, é para que um adulto consuma apenas duas unidades diariamente. Não passar desse limite evita o ganho de peso. Vale ainda alertar que o selênio presente nessa fruta oleaginosa é o único mineral que pode causar intoxicação se o consumo for exagerado. Segundo a especialista, “uma quantidade acima de 10 castanhas todos os dias, por exemplo, pode gerar fraqueza muscular, dor, manchas brancas nas unhas, e, dependendo do grau, pode ser fatal e levar à morte”. Flávia ainda indica duas formas diferentes de consumir: farofa e leite de castanhas. 


http://www.bolsademulher.com/corpo/castanha-do-para-emagrece-se-for-comprada-e-consumida-do-jeito-certo

________________________________________

 

O que o açúcar faz ao fígado e como tratá-lo

Eliminar o açúcar da dieta traz muitos benefícios à saúde, e você já deve saber isso. A razão é porque o açúcar refinado não é um alimento, pois não tem valor nutricional algum, é apenas energético, e estima-se que até retira nutrientes do corpo para ser metabolizado.

Assim, o açúcar é considerado não apenas um inimigo da dieta, mas um dos maiores vilões da diabetes e também um intoxicante de um dos nossos principais órgãos, o fígado. Neste artigo, explicaremos tudo o que o açúcar faz ao fígado e como podemos tratá-lo caso você sofra de alguma inflamação neste órgão tão importante.

A relação entre o fígado e o açúcar


Fígado

Nosso fígado é um verdadeiro laboratório, encarregado de depurar o organismo, sintetizar enzimas e, além disso, ser uma reserva de glicose (energia). Em outras palavras, é o fígado quem nos ajuda a manter os níveis de açúcar no sangue e outros combustíveis do corpo no equilíbrio adequado.

É importante considerar que, quando comemos, o fígado vai armazenar o açúcar desses alimentos que ingerimos. Quando nossos órgãos e músculos precisam de energia, o fígado produz glicogênio, combustível para as atividades celulares.

acucar_branco

Por que o açúcar causa danos ao fígado?

• O açúcar branco que consumimos todos os dias é composto por partes iguais de glicose e frutose. A frutose é quase três vezes mais doce que a glicose.

• A glicose pode ser metabolizada por qualquer órgão e não causa muitos problemas, enquanto que a frutose só é aceita pelo fígado. O que acontece então? Que toda a frutose vai parar no fígado, sobrecarregando-o e levando-o ao colapso.

• Quando o açúcar branco chega em excesso ao nosso fígado, este o converte quase que em sua totalidade em gordura. Com o tempo, o organismo desenvolve uma resistência à insulina. Se isso acontecer, nossas células se tornam resistentes a esse hormônio, e o pâncreas tentará equilibrar o açúcar produzindo níveis mais altos de insulina, fazendo com que o corpo acumule cada vez mais gordura.

• Além disso, devido a um excesso tão grande de açúcar no sangue e de insulina, a atividade de um hormônio, chamado leptina, é bloqueada. A leptina é responsável por regular nossa sensação de fome.

• Um nível elevado de insulina resulta também em hipertensão e na diminuição do chamado “colesterol bom”, causando uma “síndrome metabólica”. Em outras palavras, é o que se conhece como fígado gorduroso.

• Muitas pessoas acham que o fígado gorduroso é apenas resultado do consumo excessivo de álcool ou de alimentos, mas o açúcar pode causar o problema, tornando o fígado inflamado e doente.

Como purificar o fígado do excesso de açúcar

Para ter um fígado mais saudável e forte, é necessário começar a restringir o consumo de açúcar. Existem substitutos muito bons que podem adoçar os alimentos sem comprometer sua saúde. Confira alguns:

• Estévia
• Mel
• Néctar de agave
• Xarope de arroz integral
• Xilitol
• Malte de cevada
• Xarope de bordo
• Açúcar de coco
• Açúcar de tâmara

Lembre-se de que a maior ingestão de açúcar ocorre porque ele está presente em vários alimentos, doces e salgados. O pão branco tem alto teor de açúcar, assim como refrigerantes, doces, balas, pudins, leite condensado, iogurtes e geleias. É preciso eliminar todos esses alimentos da dieta, adotando as versões diet, ou preparando suas receitas com adoçantes saudáveis.

Para quem já está com o fígado inflamado, é fundamental procurar ajuda médica. Complemente seu tratamento com nossas dicas de remédios naturais para purificar o fígado:

Comer-alho-500x330

Comer um alho de jejum

Consumido em jejum, o alho é um antibiótico natural poderoso e purificador do fígado e do pâncreas. Elimina bactérias, reduz a pressão alta e o colesterol elevado e ajuda a limpar o sangue. O gosto do alho é repulsivo, mas você pode amassá-lo bem e misturá-lo com um pouco de mel, tomando uma colherada de uma vez, sem mastigar.

Água de alcachofra

A água de alcachofra, ou seja, o caldo produzido durante seu cozimento, faz bem ao fígado. Purifica o órgão e contém as vitaminas certas para fortalecê-lo e regenerá-lo.

Como preparar a água de alcachofra
Cozinhe duas alcachofras em um litro de água. Quando estiverem bem macias, retire as alcachofras e reserve. Você pode utilizá-las em deliciosas receitas, como o antepasto de coração de alcachofra. Junte o suco de um limão ao caldo e guarde em uma garrafa de vidro bem tampada. Recomenda-se tomar essa água ao longo do dia, sendo a primeira xícara em jejum, logo de manhã. O ideal é tomar a água de alcachofra durante dez dias e repetir o tratamento a cada mês.

4. Os melhores alimentos para purificar o fígado

• Toranja
• Chá verde
• Vegetais folhosos (como couve, espinafre, rúcula, agrião)
• Clorofila
• Abacate
• Brócolis
• Maçã
• Óleo de linhaça
• Arroz integral
• Aveia

 

 http://melhorcomsaude.com/o-que-o-acucar-faz-ao-figado-e-como-curalo 



__________________________________________________________________________________

 

 Água com limão

 

Água com  limão para o organismo

O limão é um cítrico que ocupa  o primeiro lugar na lista das frutas preventivas, pois graças a seu alto conteúdo  vitamínico e curativo, transforma-se  em um grande eliminador de bactérias e toxinas. Possui uma alta quantidade  de vitamina C, que potencializa as defesas do organismo, ajudando a evitar enfermidades, inclusive colabora também  com cicatrização de qualquer tipo  de ferida.

limã

Um potente limpador do organismo, torna a boca mais saudável e possui ação desintoxicante, além de ser  rico em minerais como potássio, magnésio, cálcio e fosforo. O potássio, por exemplo,  é essencial para a vida e apresenta  altos benefícios para o tratamento da hipertensão arterial. É definido como altamente medicinal , já que atua de forma curativa. em mais de 150 enfermidades.

As toxinas são encontradas em qualquer parte do organismo ( sangue, órgãos e tecidos) e quando ingerimos limão ,ele atua diretamente onde as toxinas se encontram, combatendo e ajudando a expulsá-las. Em casos de intoxicação gastrointestinal, ou quando temos a digestão lenta e problemas com o fígado e vesícula, o limão intervém ajudando a normalizar as funções que estão alteradas.


A água com limão é um grande aliado para a limpeza do sistema imunológico. O doutor David Jockers discorre com muita propriedade quando nos afirma que: ” A água misturada com limão contém ácido cítrico, que ajuda a limpar e prevenir os depósitos de cálcio que se acumulam nas artérias. Quando estes depósitos se acumulam podem provocar uma enfermidade cardiovascular”

Além disso, é importante saber que quando tomamos água com limão e não a limonada, economizamos ganhar algumas calorias, pois não é necessário o uso do açúcar ou qualquer tipo de adoçante para deixá-lo com melhor sabor.

Benefícios da água com limão

Remédios caseiros com limão
  • Ajuda na digestão e remove as toxinas do aparelho digestivo.

  • Em casos de sentir náuseas, acidez ou indigestão, a água com limão ajuda a neutralizar esses sintomas.

  • Ajuda o sistema imunológico a se tornar mais forte, graças à contribuição da vitamina C.

  • Contém ácido ascórbico, composto por propriedades anti-inflamatórias.

  • O suco do limão é um remédio eficaz na obesidade, mas antes de começar uma dieta exclusiva, o paciente deve beber muita água.

  • Equilibra o pH , por ser um dos alimentos mais alcalinos. O limão ao ser ingerido, e metabolizado pelo organismo se torna alcalino.

  • Ajuda a reduzir  a ingestão de café, já que normalmente ao beber um copo de água com limão a vontade de tomar café é eliminada.

  • Ajuda para refrescar o hálito e aliviar as dores de dentes e gengivites.

  • A água com limão ingerida com as refeições reduz o índice de glicose no sangue,  o que ajuda o corpo a diminuir  a sensação de fome e o mantém saciado por muito mais tempo, contribuindo para a perda de peso.

Lembre-se

Separadamente, os benefícios que a água  e o limão nos oferecem  são muitos , por separado, mas muitos mas os benefícios estão mais além quando os juntamos em uma deliciosa água com limão. Essa bebida é muito mais saudável que qualquer outra, como, por exemplo, os refrigerantes, que podem afetar a saúde. Por esse motivo, quando quisermos saciar a sede e refrescar nossa garganta, o ideal seria beber um copo de água com limão por dia, dessa forma você pode até reduzir o calor que possa estar no dia e seu corpo se sentirá muito melhor.

 

http://melhorcomsaude.com/os-beneficios-de-beber-agua-com-limao-diariamente/

______________________________________________________

 

Alimentos ricos em vitamina D

 

A Vitamina D favorece a absorção do cálcio, sendo importante também para fortalecer os ossos e os dentes, além de evitar o raquitismo.

Os indivíduos com maior propensão a desenvolver doenças relacionadas à falta de vitamina D no organismo são os bebês prematuros, crianças e os idosos, quando não têm uma boa alimentação e não pegam sol com frequência.

Um adulto saudável precisa consumir, em média, 5 microgramas por dia de Vitamina D e garantir uma exposição à luz solar de 20 minutos por dia, sem o uso de protetor solar.


Alimentos ricos em vitamina D

Outros alimentos ricos em vitamina D

Tabela de alimentos ricos em vitamina D

Os alimentos ricos em vitamina D são especialmente de origem animal, como se pode verificar na tabela.
Alimentos ricos em vitamina DPorçãoQuantidade de vitamina DEnergia
Óleo de fígado de bacalhau13,5 g34 mcg118 calorias
Salmão cozido28 g3,5 mcg 76 calorias
Ostras cruas100 g8 mcg81 calorias
Arenque fresco28 g6,6 mcg64 calorias
Leite Ninho fortificado26 g1,8 mcg130 calorias
Ovo cozido50 g0,6578 calorias
Fígado de galinha84 g1,1 mcg115 calorias
Sardinhas enlatadas28 g2,1 mcg83 calorias
Os laticínios são especialmente importantes porque são alimentos ricos em vitamina D e cálcio, que são dois nutrientes fundamentais para a saúde dos ossos. Saiba como diminuir o risco de osteoporose.

Para que serve a vitamina D

A vitamina D serve para aumentar a absorção do cálcio no organismo, diminuindo o risco de doenças, como raquitismo, osteomalácea e osteoporose, por exemplo. Além disso, ela diminui o risco de doenças cardíacas, combate a enxaqueca e a tensão pré-menstrual.

Uma outra função da vitamina D é ajudar no desenvolvimento e na manutenção de dentes fortes e saudáveis.

Vitamina D pura

O uso do suplemento de vitamina D pura é somente indicado para os casos em que o indivíduo não tem uma boa alimentação ou vive em locais muito frios, onde não é possível expor-se ao sol com frequência.

No continente europeu, é comum que os pediatras recomendem 1 gota diária de vitamina D pura para todos os bebês com menos de 1 ano de idade, assim como para os idosos com mais de 70 anos. É uma forma de prevenção de doenças ósseas.

Dosagem da vitamina D

A dose diária recomendada de vitamina D varia de acordo com a idade e com o local onde se vive, por causa da carência ou não de luz solar durante o ano.

Em média, um adulto precisa consumir 5 microgramas por dia e garantir uma exposição solar sem o uso de protetor solar, de 20 minutos por dia, no mínimo. Os idosos, em geral, devem consumir 10 mcg por dia de vitamina D.

Indivíduos com a pele mais escura têm uma capacidade reduzida de sintetizar a vitamina D e, por isso, devem se expor ao sol com maior frequência ou por um maior período de tempo, para garantir a produção ideal da vitamina.

Sintomas da baixa concentração de vitamina D

Os sintomas da baixa concentração de vitamina D no organism são:

  • Diminuição do cálcio e do fósforo no sangue;

  • Fraqueza muscular;

  • Tetania;

  • Moleira aberta após o 1º ano do bebê;

  • Irritabilidade, inquietação, anorexia e suor excessivo podem surgir nas crianças;

  • Osteoporose nos idosos;

  • Raquitismo;

  • Osteomalácea;

  • Pernas tortas.

Consequências do excesso de vitamina D

A consequência do excesso de vitamina D no organismo é a elevação dos níveis de cálcio na corrente sanguínea, que pode levar ao desenvolvimento de pedras nos rins e arritmia cardíaca, por exemplo. Porém, a única forma de ter níveis tóxicos de vitamina D no sangue é através de tratamentos de suplementação com vitamina D e não com a ingestão de alimentos ricos em vitamina D.

Vitamina D 25-hidroxi

O exame de sangue chamado vitamina D 25-hidroxi serve para medir a quantidade de vitamina D presente no organismo, podendo ainda ser chamado de exame de 25-OH vitamina D ou de exame de calcidiol 25-hidroxicolecalciferol.

Antes de realizar esse exame, recomenda-se fazer um jejum de 4 horas. Os seus valores de referência são de 30 a 74 mg/mL.

Embora a deficiência de vitamina D não seja comum, ela é mais facilmente encontrada em bebês de raça negra que são somente amamentados e nos idosos que não expõem-se ao sol com frequência, ou que tenham uma má alimentação.

 

http://www.tuasaude.com/alimentos-ricos-em-vitamina-d/

____________________________________________

 

Aveia: o cereal que regula o intestino

O alimento ainda ajuda a garantir saciedade e reduz o colesterol

 

  Pote com aveia - Foto: Getty Images 

Conheça todos os benefícios da aveia



A aveia (Avena L.), é uma planta pertencente à família Poaceae. Seu gênero é composto por aproximadamente 450 espécies. Sendo as mais cultivadas a Avena sativa e Avena byzantina. Cereal rico em fibras que pode ser encontrado na forma de farinha, flocos e farelo.

O cereal em si não contém glúten, mas como na maior parte do mundo ele é processado junto ao trigo, é considerado um dos alimentos perigosos para os celíacos. Por isso, é importante sempre verificar a embalagem, pois se ele contiver traços dessa proteína, deverá constar na embalagem "contém glúten".

Principais nutrientes da aveia

Aveia - Por 30 g (uma porção)

Calorias

118,2 kcal

Carboidratos

20,1 g

Proteínas

4,2 g

Lipídios

2,4 g

Fibras

2,73 g

Cálcio

14,4 mg

Potássio

100,8 mg

Ferro

1,32 mg

Fósforo

45,9 mg

Magnésio

35,7 mg

Sódio

1,5 mg

Zinco

0,78 mg

Fonte: Tabela Brasileira de Composição dos Alimentos / Taco - versão 2, UNICAMP (convertida para a porção de 30 g)

O grande diferencial da aveia são suas fibras, mas aqui ela ganha pela qualidade, e não pela quantidade, principalmente devido às beta-glucanas, que traz diversos benefícios ao organismo, como veremos a seguir. No quesito quantidade, é preciso consumir 25 gramas de fibras ao dia, em uma dieta de 2 mil calorias, e o cereal contém 2,73 g a cada porção. Portanto, isso corresponde a 11% das nossas quantidades diárias. Veja qual porcentagem do Valor Diário* de alguns nutrientes ela também carrega:

  • 13% de magnésio

  • 11% de zinco

  • 9% de ferro

  • 8% de proteínas

  • 6% de fósforo

  • 6% de carboidratos

  • 1,4% de cálcio.

* Valores Diários de referência para adultos com base em uma dieta de 2.000 kcal ou 8.400 kJ. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de suas necessidades energéticas.

Benefícios da aveia







Traz saciedade A aveia possui dois tipos de fibras: uma parte são fibras insolúveis, como a celulose, que as enzimas do nosso corpo não conseguem "quebrar". No entanto, o destaque do cereal são suas fibras solúveis, as beta-glucanas, que são parcialmente digeridas pelo intestino. Elas pegam a água que está no órgão e a ?sugam?. Dessa forma, elas crescem de tamanho e vão formando um gel que forra a parede do estômago e do intestino, retardando o esvaziamento gástrico e prolongando a saciedade. Sendo assim, o consumo de aveia é interessante para quem faz dieta.

Mantém o intestino em ordem Uma das funções mais conhecidas da aveia é a de regular esse órgão. As grandes quantidades de fibras do alimento, quando entram em contato com a água, formam um gel que estimula o funcionamento do trânsito intestinal. Além disso, as fibras do tipo beta-glucana estimulam o crescimento da microbiota intestional, ou seja, dos probióticos. Isso ocorre porque ela serve como "comida" para os lactobacilos. Quando as bactérias proliferam em cima dessas fibras, existe a produção de uma substância, o ácido butírico, que estimula os movimentos do intestino (chamados de peristálticos). O órgão, por sua vez, quando está sendo estimulado, elimina as substâncias tóxicas mais rápido e estimula a renovação celular. Isso diminui a chance de câncer intestinal. 

Uma equipe de pesquisadores ingleses do Imperial College analisou vinte e cinco estudos que envolviam mais de duas milhões de pessoas e chegou à conclusão de que a alta ingestão de fibra alimentar, particularmente de cereais e grãos integrais, como a aveia, está associada com a redução do risco de câncer colorretal. A cada adição de 10 g por dia de grãos integrais no total de fibras ingeridas, constatou-se uma redução de 10% no risco da doença.

Ajuda a defender o organismo A aveia não tem uma ação direta na nossa imunidade, porém, por melhorar o trânsito intestinal, ela pode aumentar as defesas orgânicas do nosso corpo, uma vez que contribui para a saúde da flora intestinal. Afinal, 60% do total de imunoglobulinas do nosso corpo estão nele! Toda vez que estimulamos a microbiota intestinal, acabamos produzindo mais anticorpos, o que melhora a imunidade. 

Previne doenças crônicas O cereal também age no controle da glicose e do colesterol. Lembram do gel que as beta-glucanas formam ao entrar em contato com a água? A glicose e o colesterol ficam mais tempo "presos" nesse gel, para depois serem absorvidos. No caso dos açúcares, isso diminui o tempo de absorção dos carboidratos, melhorando os níveis glicêmicos. Por isso, o consumo de aveia é recomendado aos diabéticos. A ingestão do cereal, especialmente na forma de farelo, também é benéfico para quem tem colesterol alto, já que há uma diminuição em até 10%.

Não existem estudos suficientes de que a aveia ajuda no controle da hipertensão, no entanto, sabemos que ela é rica em potássio, mineral importante para modular a pressão arterial, evitando a retenção de líquidos.

Traz mais bem-estar Por ser uma fonte proteica, a aveia contém triptofano, um precursor da serotonina, neurotransmissor responsável pelo controle do nosso humor, conhecido como amigo do bem-estar). Para a conversão de um para o outro, é necessária a ação de uma enzima, que só funciona bem quando os níveis de alguns nutrientes estão adequados, entre eles, o magnésio, encontrado também em boa quantidade no cereal. Sendo assim, a aveia pode ser uma aliada extra no combate à tristeza e até mesmo da depressão.

Faz bem para a pele Como é um alimento rico em silício e proteínas, o consumo de aveia também é bom para a renovação de tecidos, como a pele. Isso ajuda nas divisões celulares e deixa o tecido com uma melhor aparência, além de mais saudável.

 

_______________________________________________

 

O alho é utilizado como medicamento desde a antiguidade

alho Buddha Spa

Durante o tempo dos faraós, o alho era oferecido aos trabalhadores e escravos que construíam pirâmides, por aumentar a resistência física e protegê-los de doenças. Ele é mencionado na literatura de todos os grandes reinos do mundo antigo: Babilônia, Pérsia, Grécia e Roma. Foi utilizado também em exércitos romanos como vermífugo. Somente nestes comentários podemos ver a eficácia em suas diversas propriedades.

O alho é muito utilizado como tempero para na culinária brasileira. Dica: por conter um sabor e cheiro muito fortes, se não for utilizado na medida certa pode estragar a receita. Se isso acontecer, a dica é colocar alguns talos de salsinha na panela e levar ao fogo novamente.

Seu odor característico é tão forte que, quando consumido em muita quantidade, o odor pode começar a ser exalado no suor e no cheiro da pele de quem o ingeriu.

Propriedades

O alho sempre foi utilizado como medicamento com vários objetivos desde a antiguidade. Ele contém propriedades antimicrobianas, tem alto valor nutricional por conter vitaminas (A, B2, B6, C), sais minerais, aminoácidos, adenosina, enzimas e compostos biologicamente ativos, como a alicina.

Conforme a University of Maryland Medical Center, alguns estudos sugerem que o alho pode ajudar a prevenir doenças cardíacas, ajudando a retardar a arteriosclerose e a reduzir a pressão sanguínea entre 5% e 8%. O alho também parece agir como um diluidor do sangue, ajudando a prevenir ataques cardíacos e derrames. Já outros estudos sugerem que o alho pode ajudar a prevenir resfriados, fortalecer o sistema imunológico, ajudando o corpo a lutar contra o câncer, no auxílio de tratamentos de parasitas intestinais e, em formato de gel, em tratamentos de micose.

Ele é poderoso na composição, no cheio e no sabor. E, como tudo, precisa ser consumido com orientação, pois alguns estudos comprovam que o alho pode interagir com certos medicamentos. Procure sempre a orientação de quem entende do assunto.

Mas, como ninguém é perfeito, o alho só não cura dor de amor. Mas, na perseverança de ser poderoso, dizem que ele espanta mau-olhado, energias negativas e... vampiros...  

Por Bcires

Fontes: umm.edu/health/medical/altmed/herb/garlic / www.herballegacy.com / pt.wikipedia.org


_________________________________________________________________________________


 

Abacate - fonte de bom humor e bem-estar


 

Abacate - bem-estar

Sentindo-se com uma tristezinha? Seja por algo que está dominando os seus sentimentos ou o seu estado de humor geral? Não importa. Combata isso! Forma fácil e rápida de aumentar a produção de serotonina, neurotransmissor responsável pela sensação de prazer e bem-estar, e geralmente diminuído em pessoas com depressão: coma Abacate!

Esta poderosa fruta é uma fonte riquíssima de Vitamina B6 e ácido fólico, precursores da serotonina. Mas veja o que mais o abacate pode fazer por você:

1- Abacate tem em média 11 gramas de fibra, quase a metade recomendada para ingestão diária em um adulto;

2 - Contém os 18 aminoácidos essenciais ao corpo humano para formar uma proteína completa, sendo uma das melhores fontes proteicas para vegetarianos, veganos e adeptos da rawfood.

3 - Fonte de Glutationa, a mais importante enzima antioxidante, combatendo processos acelerados de envelhecimento, inflamações e degenerações.

4 - Baixa carga glicêmica, sendo um aliado importante não somente em dietas para hipertrofia muscular como para emagrecimento.

Ideal para consumo: a partir de 2 colheres (de sopa) de abacate, sendo que quanto mais frequente esta ingestão, melhor é para o organismo.

Horários: café da manhã; lanches; antes de dormir (auxilia também a formação de melatonina, hormônio responsável pelo sono) e como pré treino.

Uma das minhas formas prediletas de consumir abacate:com azeite extravirgem, pimenta-do-reino, limão e aceto balsâmico! Mistura deliciosa de sabores com propriedades alcalinas e termogênicas, excelente opção de lanche da tarde muito prático e fácil! O abacate além de fonte de ômega-3, que tem propriedades anti-inflamatórias (lembre: gordura = inflamação ), age ajudando a acelerar o metabolismo e ganhar massa magra, pois esta gordura é precursora de hormônios sexuais, como a testosterona.

Fiz um post no Instagram com uma sugestão health para um happy hour ou aperitivos para receber a família e amigos e prometi a receita do maravilhoso patê de abacate! As quantidades foram de "olho" e isto dependerá de quantas pessoas serão servidas, mas o importante aqui é o sabor e os nutrientes que o compõem:

- Avocado (ou abacate mesmo)

- Tofu orgânico: é ele que dá a liga para o patê, e por não ter muito sabor, vai bem em qualquer combinação, além de ser uma excelente fonte de proteína;

- Cenoura

- Couve: garantido também sem alterar o sabor, a maior quantidade de nutrientes para o corpo. Melhor fonte de cálcio bio disponível (ótimo para mulheres na menopausa e praticantes de atividade física);

- Pimenta-do-reino: termogênica

Limão espremido

Manjericão: detoxificante, e deixa um gostinho de molho pesto ;

- Pistache: mas pode ser qualquer castanha

- Sal à gosto

Tudo isso batido junto no liquidificador (ou processador) para uma pasta homogênea. Se vai prepará-lo perto da hora de servir, o segredo é bater com bastante gelo junto, pois além da refrescância, ainda dá uma textura aerada e leve. Este patê pode ser usado também nos lanches acompanhado de legumes, de atum, de ovos ou no recheio da tapioca, formando uma combinação perfeita para o ganho de massa muscular devido à grande quantidade de gordura do bem e proteínas!

  http://buddhaspa.com.br/blog/saude-e-nutricao

   

_______________________________________________________________ 


Benefícios do Cacau

cacau flickr Govba 

O nome científico da semente do cacau denomina-se theobroma cacao que literalmente se traduz como “alimento dos deuses”. Os grãos de cacau são ricos em antioxidantes, polifenóis, catequinas, epicatequinas, vitaminas e minerais, ou seja, uma fonte riquissima em saúde!

Conheça alguns dos benefícios que este poderoso alimento pode trazer à saúde:

1. O Cacau é um dos alimentos que mais possui magnésio, um mineral fundamental para o bom funcionamento do coração e para o controle da compulsão alimentar;

2. É fonte de flavonóides que auxiliam na prevenção de coágulos sanguíneos evitando derrames e problemas cardíacos;

3. Por conter a teobromina e anandamida, o cacau ajuda a acelerar o metabolismo, facilitando o processo de emagrecimento;

4. Alguns estudos mostram que o chocolate com alta concentração de cacau, pode reduzir a resistência insulínica, ou seja, uma boa opção para os portadores de diabetes;

5. Fonte de triptofano, um aminoácido essencial que participa da produção de serotonina e melatonina, que ajudam no controle do estresse e da melhora do humor;

6. Auxilia na redução do colesterol ruim e na elevação do colesterol bom;

7. Pode ter efeito anti-depressivo;

É bom salientar que os chocolates tradicionais como ao leite, branco e recheados, não possuem estes benefícios pois possuem alta concentração de leite, açúcar e gordura, trazendo problemas como obesidade, descontrole de açúcar no sangue, entre outros efeitos nocivos à saúde. Por isso, prefira consumir chocolates com alto teor de cacau como os amargos e 70 % de cacau ou mais.

 

http://buddhaspa.com.br/blog/saude-e-nutricao 

_________________________________________________________________

 

Alcachofra

 

Categoria: Alimentos Funcionais, Saúde.
Por Mariana Duro.
Está começando a época da Alcachofra!
Você sabia que, além de deliciosa, esta planta auxilia no emagrecimento, na diminuição do colesterol e é diurética?
Alcachofra

A alcachofra atua no processo que chamo de detoxificação, limpeza hepática que favorece a eliminação de impurezas e toxinas do organismo.

Ao potencializarmos esta limpeza, favorecemos o emagrecimento e diminuição do colesterol.

Além disso, ao utilizarmos a alcachofra também aumentamos a diurese, pois esta planta é uma diurética natural por estimular o  sistema linfático do organismo. Desta maneira, é interessante para pessoas que retém líquido.

Suas folhas são ricas no princípio ativo cinanina (ácido monocafeioilquínico), o qual apresenta ação hepatoprotetora, diurética, detoxificante. Por isso, recomendo para estes objetivos a infusão das folhas desidratadas da alcachofra.

Para quem optar por consumi-la como alimento, a melhor maneira seria prepará-la no vapor com água ou cozida, para que seus nutrientes fiquem presente na própria alcachofra e no seu caule.

Aproveite que está começando a época da Alcachofra e consuma com frequência para usufruir dos seus benefícios.


http://www.marianaduro.com.br/2013/08/e-epoca-de-alcachofra/

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário