Como Fazer um Blog Blogspot em 5 Minutos

Como fazer um Blog Blogspot

Esse tutorial baseia na criação de um blog no site blogspot.com, um dos sites do Google.

Primeiro passo

Entre com a sua conta Google no site www.blogspot.com. Caso não possua uma Conta Google, clique em “Criar uma conta”, você terá que criar uma conta preenchendo os dados da página seguinte caso tenha dúvida no preenchimento veja esse artigov .

Feito isso, vá ao site do Blogspot e entre com seu usuário e senha.

como-criar-um-blog-blogspot-01

Lembrando que muitos sites chamam o Blogspot de “Blogger”. Não se deve confundir os endereços, afinal o “Blogspot” é um site do Google e é gratuito.

Segundo passo

Depois de você já ter acessado o Blogspot, é hora de criar o seu blog.  O primeiro passo é clicar em “Novo blog” aparecera logo de cara no painel principal.

como-criar-um-blog-blogspot-02

Terceiro passo

 Uma tela aparecera onde você deve dar título ao blog e criar um endereço. No endereço você definira a URL do seu blog o resultado é parecido com este “http://nomedoseublog.blogspot.com”.

Como o Blogspot é uma plataforma gratuita possui muitos endereços, então alguns endereços devem estar indisponíveis pois já estão sendo usados. Lembrando quando digitar seu endereço não utilize caracteres especiais como: $%¨&*()ç.

como-criar-um-blog-blogspot-03

Caso tenha domínio próprio ou compre depois há possibilidade de configurar para novo domínio.

Depois de ter preenchido todos estes dados corretamente, é hora de escolher um modelo de layout para o seu blog.

Na tela abaixo aparecerão alguns modelos não se preocupe neste primeiro momento você pode escolher qualquer um – existem muitos outros modelos para você deixar o seu blog com a sua cara.

Quando você já tiver escolhido qual será o primeiro layout, clique em “Criar um blog” e voilà! Seu blog está pronto!

como-criar-um-blog-blogspot-04

Como criar seu primeiro artigo

Para fazer seu primeiro artigo em seu blog você pode clicar em “Nova postagem” ou no ícone de uma caneta no topo do menu. Você será redirecionado automaticamente para a página de novas postagens.

como-criar-um-blog-blogspot-05

Digite um título e escreva um texto do seu artigo. Você pode utilizar as ferramentas de edição de texto abaixo do título para formatar seu texto, essas ferramentas são parecidas com a do editor de texto Word, ficando fácil de editar. Abaixo listamos algumas das ferramentas que você pode utilizar no seu artigo.

01 – Escolha da fonte, tamanho da fonte, tipo do texto (normal, título, subtítulo, título secundário), negrito, itálico, sublinhado, riscado, cor da fonte e cor do fundo do texto.

02 – Adicionar link, adicionar imagem, adicionar vídeo e quebra de texto.

03 – Alinhamento do texto, lista numerada, lista com marcadores, citação, remover formatação e verificar ortografia.

como-criar-um-blog-blogspot-06

Do lado direito em Configurações da postagem existem os “Marcadores”.

Os marcadores são bem parecidos com as “tags”, com eles você pode organizar melhor suas postagens. Por exemplo um artigo sobre maquiagem pode conter os marcadores “Beleza”, “Maquiagem” e etc.

Defina da forma que desejar os marcadores. Lembrando que você deve separar por vírgulas cada marcador que utilizar.

Nas opções de postagem você também pode programar a data de publicação de um artigo, permitir ou bloquear comentários para aquele texto, entre outras opções.

como-criar-um-blog-blogspot-07

Quando terminar a edição do seu texto e configurar as opções, basta clicar em “Publicar” para que o conteúdo seja enviado para a página principal do seu blog.

como-criar-um-blog-blogspot-08

Visualizando seu blog

Para visualizar seu blog e ver os artigos publicado clique em “Visualizar blog” no topo.







como-criar-um-blog-blogspot-09

Nenhum comentário:

Postar um comentário